5 de dez de 2012

Cuidado pessoal: dicas para cuidar das unhas ;)


Olá minhas belas !
Hoje o post é um pouco especial porque é o primeiro feito por sugestão de leitora, irrul!
Então, se você tem alguma sugestão de post que gostaria de ver aqui no blog, pode mandar aqui pelos comentários ou por mensagem lá na página porque eu adoro quando recebo!
Realmente esse é um assunto muito importante em questão de cuidados pessoais e eu particularmente não tomo muitos cuidados pra preservar minhas unhas saudáveis (pra falar a verdade, acho que não tomo nenhum, rs), e frequentemente sofro com quebras terríveis de machucar o sabugo :/ Mas gostaria muito de passar a tomar mais cuidado. Então vamos aprender juntas? Aqui vai um pequeno passo a passo e depois algumas dicas adicionais.

Remover o esmalte que está nas unhas:


Apesar de ser convencional o uso da acetona ao efetuar essa tarefa, ela faz um mal terrível as unhas, deixando-as ressecadas e propensas a quebrar. Nesse caso, é preferível que se use removedores de esmaltes que são menos nocivos para as unhas. Em forma de lencinhos, eles são facilmente encontrados em farmácias, mas os em líquido eu já não sei se são tão fáceis assim de encontrar.
Dicas de marca:


Lixar as unhas:

Acho que a forma de se lixar as unhas dispensa muitos comentários pois varia muito do gosto da pessoa mesmo, mas já ouvi dizer que a forma mais saudável de se manter as unhas é quadrada com os cantos levemente arredondados porque evita que elas encravem, mas nas mãos o formato é mais livre. Opte por lixas macias e delicadas, pois se você usar  lixas muito ásperas  fará com que as placas das unhas se abram, formando fissuras que facilmente as deixarão mais suscetíveis a rupturas e, posteriormente, quebras. Na minha opinião não existe uma regra quanto de quanto em quanto tempo deve-se lixar as unhas, sendo permitido até lixar todos os dias se achar necessário para manter o formato sempre certinho e evitar que elas escamem.

Lixa polidora: ela é mais usada por manicures porque muita gente acha que é dispensável porque não dá nenhum resultado, mas acreditem, ter e usar uma dessas faz toda diferença. Ela tem 4 passos: 1. Lixar, 2. Remover saliências, 3. Polir e 4 Dar brilho A maioria das unhas tem problemas de desnivelamento(a unha fica com umas ondinhas ou imperfeições em sua superfície) e ela é perfeita para acabar com esse problema, afinal lixar em cima da unha com a lixa normal faz um estraguinho né, convenhamos ...




Hidratação das cutículas


Seja tirando as cutículas ou não, a hidratação é um processo fundamental para mantê-las bem bonitas e saudáveis. Apesar de parecer mais necessária quando não se tira as cutículas, hidrata-las também é essencial quando vamos tirar e o processo de hidratação pode ser feito todos os dias.
Dica de hidratantes para cutículas: Bepantol, cerinha Granado, caneta hidratante, Mira Cuticle Avon.


Para quem quer tirar as cutículas


Para tirar as cutículas, é preciso primeiro estar com as mãos bem limpas, para que se evite infecções. Daí temos algumas opções: colocar as cutículas para amolecer dentro de um potinho com água morna e sabonete, colocar creme amolecedor encima das cutículas ou colocar pedaços de algodão umedecido encima das unhas ( de preferencia com creme amolecedor também). Na hora de tirá-las lembre-se que deve retirar somente o excesso de pele e não ficar cavucando até sangrar. Afinal as cutículas são uma proteção de suas unhas contra bactérias, então não é para tirar toda cutícula, e sim somente o excesso. Com uma boa espátula empurre a cutícula pra dentro da unha, levemente, o que sobrar ou a pele que “arrepiar” você corta com um bom alicate afiado.

Para quem não quer tirar as cutículas

Particularmente eu não sabia que muita gente hoje em dia já nem tira mais as cutículas e sim toma os cuidados devidos para que ela, com o tempo, fique bonita como se fosse tirada. Gostei muito dessa ideia e pretendo (um dia) embarcar nessa também pra ver se da certo, porque ninguém merece passar horas (sim, eu demoro horas para tirar minhas cutículas, rs) perdendo tempo e ainda sair com um uns bifinhos. Pra quem está tentando parar de tirar a cutícula, ou pelo menos pensando nisso, o segredo é ter paciência. Porque não é de um dia para o outro que elas ficam bonitas, e assim que você para, elas começam a crescer como se não houvesse amanhã. É por isso que a hidratação é fundamental. O procedimento é o seguinte: coloque um creme amolecedor de cutículas, espere que ele “faça efeito” ( cada marca tem seu tempo), empurre as cutículas com uma espátula ou pauzinho de laranjeira e daí é só lavar as mãos para tirar o creme. É recomendável também que com certa frequência se use também algum produto que remova a pele morta. Quem tem as cutículas grossas, é recomendável que se hidrate várias vezes ao dia, mas se você tem as cutículas fininhas, em 3 meses elas já devem ficar lindas !
Dica de amolecedor de cutículas: Ideal, Bepantol (também serve nesse caso).
Dica de marca de removedor de cutículas (pele morta): Instant Cuticle Remover Sally Hansen, Be Natural, Malva.

Bases para fortalecer as unhas

        

Tem gente que usa umas receitinhas pra fortalecer as unhas, mas como sou total leiga no assunto não vou me atrever a falar delas, rs. Mas de qualquer jeito fica a dica e quem quiser testar essas receitas pode pesquisar que tem algumas por ai na internet. Algumas pessoas acreditam que nenhum desses fortalecedores de unhas funciona, pelo fato de a unha ser um elemento morto e por isso não absorve nenhuma substancia. Mas não nos custa nada continuar com nossos pequenos truques, não é mesmo ? ;) Todos já ouviram falar da famosa casco de cavalo.. Bom, eu usei e não notei resultados significantes e contando que o cheiro é super desagradável, descartei da minha lista. Se funcionam ou não até hoje eu não sei, mas aqui vão algumas dicas de bases para deixar nossas unhas mais resistentes:
Dica de bases fortalecedoras: Derma Nail, Nutribase Colorama.

E a partir daqui começa a parte que todas nós adoramos: PINTAR AS UNHAS COM OS MAIS LINDOS ESMALTES *-* 

Alguns outros tópicos importantes
  • Uma alimentação rica em cálcio, zinco e magnésio, cereais em geral, feijão, lentilha e brócolis, além de manterem as unhas lindas e resistentes, previnem a anemia que também se reflete nas unhas através de manchinhas esbranquiçadas.
  • Outro cuidado muito importante é usar creme hidratante para as mãos à base de uréia, que evita o ressecamento e desfolhamento das unhas, tornando-as menos quebradiças. Só não abusem do hidratante! Senão elas ficarão macias (como quando ficamos por muito tempo no banho e parecem ficar fraquinhas) e poderão se quebrar com facilidade.
  • Devemos sempre ficar atentas a ferimentos nas unhas, pois eles dão acesso a fungos e bactérias. Sempre que cortarem demais a cutícula e lesionarem a pele, é preciso lavar e esterilizar como qualquer outro machucado. Muitas vezes vamos na manicure e quando isso acontece elas passam uma água e colocam um algodão para estancar o sangramento, mas isso é muito perigoso! Principalmente porque alguns salões de beleza não tomam os devidos cuidados com a esterilização dos instrumentos que usam. Sempre que forem fazer as unhas em salões, prestem atenção se as lixas são descartáveis, porque aquele pó de unha depois de lixada é um grande foco para micoses; se os alicates são esterilizados com estufas e se os cuticuladores são descartáveis ou esterilizados em estufas da mesma forma.
  • Não roa as unhas. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode favorecer o crescimento irregular da unha.
  • Beba bastante água. Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. No verão as cutículas tendem a ficar mais ressecadas e o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos - quando começam a sair pequenas camadas da unha.
  • Faça as unhas uma vez por semana. As manicures recomendam que as unhas sejam lixadas e feitas pelo menos uma vez por semana, não só no verão como no ano todo. Dessa forma elas crescerão mais fortes e saudáveis. 
  • Coma gelatina. As unhas, assim como pele e cabelos, possuem colágeno em sua formação. A gelatina comprada nos supermercados é extraída do colágeno, possuindo aminoácidos necessários a formação de colágeno pelo organismo
Bom meninas, tentei fazer um apanhado geral de tudo que eu considero importante + o que achei de interessante que achei nos sites por aí, espero que vá ajudar :D 

Agora quero saber de vocês, curtiram o post ? Quais cuidados mas vocês acham importantes para as unhas ?





 renata massa amanda teixeira